quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA A CRIANÇA

 
 
  1. A escrita começa a fazer parte da vida das crianças desde muito cedo quando lhe dão a oportunidade de segurar seu primeiro lápis. E treinando com os rabiscos de repente surgem as primeiras letras, surge também o inicio de um treino motor que vai ajudar a criança a desenvolver melhor sua coordenação motora manual.
    Com essa atividade também observamos que ao escrever a criança começa a memorizar melhor o conteúdo apresentado, portanto se a criança tem dificuldade de escrever observamos também dificuldade de memorizar.
    Nesses casos os professores devem ficar atentos e indicar uma avaliação com o terapeuta ocupacional para avaliar o que esta causando essa dificuldade da escrita. Em alguns casos podem aparecer baixo tônus muscular no membro superior ou mais especifico da mão e dedos, dificuldade s intelectuais, sensoriais ou outros.
    Algumas crianças vão precisar de uma abordagem diferenciada para melhorar na escrita e o professor é uma das pessoas mais importantes nesse processo, utilizando um ensino adaptado a cada necessidade do aluno juntamente com um apoio dos profissionais da saúde.
    Um bom exemplo são os adaptadores de lápis, podemos engrossar o cabo do lápis para facilitar a preensão utilizando EVA  ou  um pedaço de espuma tipo espaguete de piscina.
    Qualquer criança pode progredir. Basta ensinar com interesse, atenção e amor.
 
 
 
 
dicas
 
Quando a criança for escrever preste bastante atenção na postura, pois ela pode influenciar na coordenação motora, na letra na permanencia da criança na atividade entre outros
 
 
 

Quando a criança for ainda pequena já ofereça papel e lápis, canetinhas ou giz de cera para ela se familiarizar com estes objetos
 
 
Incentive a escrever e mesmo que ela só rabisque sempre use a expressão" que bom que você desenhou , ou que bom que você escreveu, pois escrever e desenhar todos dão importância e o rabisco sempre é menos valorizadio perante a sociedade.
 
 
Sempre que puder leia com as crianças, para ela e com ela.
 
 
Ao ler uma historia para criança deixe ela participar, perguntando sobre os desenhos, quem era quem isso motiva a criança a prestar atenção e querer permanecer na atividade.
 

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário