segunda-feira, 25 de julho de 2022

 timidez  dificuldade de socialização e as cobranças da sociedade 


A timidez é um traço de personalidade, não uma falha, e se caracteriza principalmente pela falta de interação em ambientes novos ou vergonha em se conectar com pessoas desconhecidas. Em eventos sociais, é comum que os pais não saibam como agir quando o filho tímido não responde a um cumprimento, por exemplo.

muitos pais vem ao consultório já rotulando esse comportamento e muitas vezes preocupados com o autismo, por ser um dos comportamentos apresentados nesta condição. contudo sabemos que para ser autista a criança precisa ser avaliada dentro de outros vários sintomas, e somente um profissional qualificado e capaz de ajudar. 


Tentando ajudar os pais muitas vezes falam para os filhos frases que não ajudam :

  • não repara ela e assim mesmo.......
  • não acredito, todo mundo esta brincando, todas as crianças e você quer ficar so aqui garrada em mim...
  • vc ja esta muito grande para não cumpimentar as pessoas do jeito certo. 
  • hoje vc vai chegar la e cumprimentar todo mundo hj, se não vc vai ver
  • não vai falar nada não, gato comeu sua língua
  • nem vou te levar você não conversa com ninguém lá
O primeiro passo para evitar casos como este é respeitar o jeito de ser do seu filho. “Se isso acontecer, a tendência é que ele vá amenizando esse traço de personalidade e adquirindo mais recursos sociais”, diz Christine Bruder. Para ajudá-lo nesse processo, proponha brincadeiras que simulem as situações que ele não consegue enfrentar, como ter vários amigos ou ir a uma festinha. “É importante deixá-lo conduzir para que mostre seus anseios e dificuldades”, recomenda a docente da Unesp.

dicas de como dizer 
acolha seu filho, abrace fale que vc vai ajudar ele(a) a brincar com as crianças . No primeiro momento interaja também 

não faça ele beijar ou abraçar uma pessoa que vc conhece mais ela não, exemplo clássico, pais que levam as crianças para conhecer pessoas com quem trabalha, vc conhece bem, mas essas pessoa não faz parte do cotidiano dela e sim seu. e isso e muito invasivo.

não compare sua criança 
não faça caras e bocas de que não gostou do comportamento dela não cumprimentar as pessoas, e sim faça caras e bocas de quem estar ali se ela precisar. passe segurança para sua criança 

acolha sempre o sentimento da criança, ajude ensine e abrace com amor tudo isso tende a melhorar. 
quer saber mais sobre o assunto marque uma avaliação .