quarta-feira, 20 de maio de 2015

ATIVIDADES INSTRUMENTAIS DE VIDA DIÁRIA

VAMOS PENSAR EM QUANTO ESTAMOS SENDO INDEPENDENTES NA NOSSA ROTINA..

Atividades Instrumentais de Vida Diária


As Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD)compreendem as atividades que dão suporte as atividades de vida diária em casa ou na comunidade e que, frequentemente, exigem interações mais complexas que as ABVDs.
São exemplos de AIVDs: 
  • cuidar de outras pessoas (selecionar e supervisionar cuidadores ou cuidar pessoalmente de alguém); 
  • cuidar de animais de estimação (organizar, supervisionar ou promover o cuidado de animais de estimação ou serviço); 
  • criação dos filhos (cuidar, supervisionar e dar suporte ao necessidades e ao desenvolvimento da criança); 
  • gerenciamento da comunicação (enviar, receber e interpretar informações utilizando uma variedade de sistemas e equipamentos incluindo ferramentas para a escrita, telefones, computadores, recursos audiovisuais, pranchas de comunicação, campainhas de emergência, máquina Braille, recursos de telecomunicação para surdos, equipamentos de comunicação alternativa); 
  • mobilidade na comunidade (movimentar-se na comunidade e utilizar transporte público ou privado como caminhar, dirigir, andar de bicicleta, pegar táxi ou ônibus); 
  • gerenciamento financeiro (uso dos recursos financeiros, planejamento financeiro a curto e longo prazo);
§   gerenciamento e manutenção da saúde
 (desenvolvimento, gerenciamento e manutenção 
de rotinas saudáveis e de
 promoção do bem estar como exercícios físicos, nutrição
 adequada, cuidados com hábitos que colocam a saúde
 em risco e rotina na ingestão de medicamentos); 
§  estabelecimento e manutenção da casa (casa, jardim, 
quintal, carro, manutenção e conserto de roupas
 e objetos da casa, conhecimento para identificar e
 solicitar ajuda para reparos);
§  preparação de alimentos e limpeza (planejamento,
 preparação e habilidade de servir refeições balanceadas nutricionalmente, habilidade para higienizar os 
 alimentos e limpar os utensílios após a refeição); 

§  observância religiosa (participar adequadamente, 
seguindo as regras dos cultos religiosos)
  compras (preparação de lista de compras, 
seleção, compra e transporte de itens, 
seleção de método de pagamento,
 uso adequado do dinheiro).

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ATIVIDADES DO MÉTODO TEACH

MÉTODO TEACCH
          (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children)
                                               
MÉTODO TEACH

 Em português significa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação. É  um programa educacional e clínico com uma prática predominantemente psicopedagógica criado a partir de um projeto de pesquisa que buscou observar profundamente os comportamentos das crianças autistas em diversas situações frente a diferentes estímulos.
     0 método Teacch fundamenta-se em pressupostos da teoria comporta mental e da psicolingüística:

   * Na área da psicolingüística, fundamenta-se nessa teoria a partir da afirmação de que a imagem visual é geradora de comunicação.
  * Na Terapia comportamental é  imprescindível que o professor  manipule o ambiente do autista de maneira que comportamentos indesejáveis desapareçam ou, pelo menos, sejam amenizados, e condutas adequadas recebam reforço positivo.
    * Na terapêutica psicopedagógica, trabalha-se concomitantemente a linguagem receptiva e a expressiva. São utilizados estímulos visuais (fotos, figuras, cartões), estímulos corporais (apontar, gestos, movimentos corporais) e estímulos audiocinestesicovisuais (som, palavra, movimentos associados às fotos) para buscar a linguagem oral ou uma comunicação alternativa. Por meio de cartões com fotos, desenhos, símbolos, palavra escrita ou objetos concretos em seqüência (potes, legos etc.), indicam-se visualmente as atividades que serão desenvolvidas naquele dia na escola. Os sistemas de trabalho são programados individualmente e ensinados um a um pelo professor. As crianças autistas são mais responsivas às situações dirigidas que às livres e também respondem mais consistentemente aos estímulos visuais que aos estímulos auditivos.
Quando a criança apresenta plena desenvoltura na realização de uma atividade (conduta adquirida), esta passa a fazer parte da rotina de forma sistemática.
    Mas o trabalho não se limita apenas aos aspectos cognitivos, ensinando-lhes  também noções básicas de (AVD –atividades de vida diária e AVP- Atividades de vida prática )  possibilitando-lhes  maior independência possível.















domingo, 14 de dezembro de 2014

PERCEPÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL

É a capacidade de situar um fato no tempo e de discernir a velocidade de um movimento.
 Conceitos:
Tempo (passado - presente - futuro);
Movimento (lento - moderado - rápido);
Duração (curta - média - longa);
Sucessão (antes - durante - depois);
Ontem, hoje, amanhã, dias da semana, meses, anos, horas, estações do ano, etc;



Observamos que quando o individuo tem essas capacidades diminuídas podem apresenta dificuldades principalmente como:


Na pronúncia e escrita de palavras; Inversão nas letras ou sílabas das palavras;
Dificuldade de retenção de uma série de palavras dentro da sentença;
Má utilização dos tempos verbais

com recursos visuais podemos começar com poucas figuras e simples como 

ida ao banheiro: Antes e depois
 utilizar para as pessoas mais velhas jogos e estimulação com calendários ou notas de valores visando sempre sequencia lógica 





sábado, 31 de maio de 2014

BRINCADEIRAS E ATIVIDADES BI MANUAIS

Brincadeiras que envolvem as duas mãos são ótimas para ampliar a coordenação motora global. Aliamos essa atividade sempre com a atenção, concentração e óculo visual




Indivíduos que possuem hemiparesia ou hemiplegia necessitam muito de atividades bi manuais  

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA A CRIANÇA

 
 
  1. A escrita começa a fazer parte da vida das crianças desde muito cedo quando lhe dão a oportunidade de segurar seu primeiro lápis. E treinando com os rabiscos de repente surgem as primeiras letras, surge também o inicio de um treino motor que vai ajudar a criança a desenvolver melhor sua coordenação motora manual.
    Com essa atividade também observamos que ao escrever a criança começa a memorizar melhor o conteúdo apresentado, portanto se a criança tem dificuldade de escrever observamos também dificuldade de memorizar.
    Nesses casos os professores devem ficar atentos e indicar uma avaliação com o terapeuta ocupacional para avaliar o que esta causando essa dificuldade da escrita. Em alguns casos podem aparecer baixo tônus muscular no membro superior ou mais especifico da mão e dedos, dificuldade s intelectuais, sensoriais ou outros.
    Algumas crianças vão precisar de uma abordagem diferenciada para melhorar na escrita e o professor é uma das pessoas mais importantes nesse processo, utilizando um ensino adaptado a cada necessidade do aluno juntamente com um apoio dos profissionais da saúde.
    Um bom exemplo são os adaptadores de lápis, podemos engrossar o cabo do lápis para facilitar a preensão utilizando EVA  ou  um pedaço de espuma tipo espaguete de piscina.
    Qualquer criança pode progredir. Basta ensinar com interesse, atenção e amor.
 
 
 
 
dicas
 
Quando a criança for escrever preste bastante atenção na postura, pois ela pode influenciar na coordenação motora, na letra na permanencia da criança na atividade entre outros
 
 
 

Quando a criança for ainda pequena já ofereça papel e lápis, canetinhas ou giz de cera para ela se familiarizar com estes objetos
 
 
Incentive a escrever e mesmo que ela só rabisque sempre use a expressão" que bom que você desenhou , ou que bom que você escreveu, pois escrever e desenhar todos dão importância e o rabisco sempre é menos valorizadio perante a sociedade.
 
 
Sempre que puder leia com as crianças, para ela e com ela.
 
 
Ao ler uma historia para criança deixe ela participar, perguntando sobre os desenhos, quem era quem isso motiva a criança a prestar atenção e querer permanecer na atividade.
 

 
 
 
 
 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

COMUNIÇÃO ALTERNATIVA USANDO TABLETS

 
Já estou trabalhando com o sistema de comunicação alternativa para tablets chamado livox. é um sistema fantastico que auxilia pacientes que possuem dificuldades na fala ou na  escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
 Desenvolvido por Carlos Pereira na Reamo Beike, o sistema tem ajudado pacientes que não conseguem se comunicar a viverem uma vida mais digna e significativa.

Indicação

percebemos que esse programa é indicado para pacientes que tenham diagnostico de
 
  • Esclerose Lateral Amiotrófica

  • autismo
 
  • Esclerose Múltipla

  • Pacientes que fazem uso de Traqueostomia

  • Paralisia Cerebral

  • Sequelas de Derrame Cerebral (AVC ou AVE)

  • Quaisquer outras patologias que influenciem a fala

  • mas como o programa é bem completo e aberto percebemos que é adaptavel a outras patologias ou defcits de acordo com o que se deve trabalhar com cada paciente. para maiores informações entre em contato Mirian( 31) 88772662

    METODO DE TRATAMENTO PADOVAN


    Metodo de tratamento criado por  Beatriz Padovan segue site oficial http://www.metodopadovan.com.br/beatriz_padovan.html

    O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso.

    Uma terapia clássica de Reorganização Neurofuncional, recapitula os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.

    O Método Padovan recapitula o processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir seu potencial genético e à adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento. É usado como estratégia para reabilitar o Sistema Nervoso depois que perdeu suas funções, como no caso de um acidente; para impulsionar o desenvolvimento, como nos casos de atraso e distúrbios do desenvolvimento; para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do Sistema Nervoso, e nos casos de disfunções tais como: transtorno de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, (TDAH) etc.

    A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do bebê à terceira idade, com excelentes resultados. Para ser aplicado, o Método Padovan não necessita sequer da colaboração do paciente, pois não é preciso que seu nível de consciência esteja normal para que as estimulações tenham efeito, e pode ser aplicado em consultórios, em leitos, UTI´s de hospitais e também a domicílio.

    Como Funciona:


    O Sistema Nervoso é o principal mediador e modulador das diversas atividades humanas. O homem possui um programa genético, mas para torná-lo efetivo, necessita de estimulação e meio ambiente adequados. Após o nascimento, o bebê passa por etapas neuro-evolutivas bem determinadas, que vão promover o amadurecimento e a integração de todo o Sistema Nervoso. Este processo vai permitir ao indivíduo alcançar um bom desempenho sensório-motor, de fala, de linguagem, psíquico e cognitivo.

    Em terapia são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha humana, passando pelas etapas, passo a passo, do processo de deslocamento e verticalização do corpo. Em seguida são feitos exercícios de reeducação das Funções Reflexo-Vegetativas Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). As funções orais são consideradas pré-lingüísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo da comunicação humana e linguagem.

    Utiliza-se esta abordagem terapêutica para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas ou ainda preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial.
    Pode ser aplicada como método curativo, preventivo ou de manutenção do Sistema Nervoso

    Quando Aplicar

    Utiliza-se o Método Padovan de Reorganização Neurofucional para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas, ou ainda para preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial e que, por falta de estímulos ou por outro motivo qualquer, não tenha tido a oportunidade de se manifestar. É um Método que pode ser aplicado como:

    • Reabilitação: nos vários casos patológicos do Sistema Nervoso, além de casos em que o indivíduo não esteja alcançando seu desenvolvimento normal seja ele motor, de fala e linguagem, de aprendizagem ou de atraso do desenvolvimento neuro-psicomotor.

    • Prevenção/Manutenção: de todas as funções. Melhorar o desempenho motor e cognitivo, por exemplo, memória, criatividade e prática esportiva. É excelente também em geriatria, quando o indivíduo vai perdendo as suas competências.

    O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional é indicado para todas as idades nos seguintes casos:

    Distúrbios Motores:

    • Paralisia Cerebral (PC)
    • Descoordenação Motora Global e Fina
    • Dispraxias
    • Acidente Vascular Encefálico (AVE)
    • Traumatismo Craniano
    • Etc.

    Distúrbios de Fala e Linguagem:

    • Distúrbios articulatórios em geral (trocas, omissões e substituições de fonemas, afasias motoras e sensoriais, atraso de linguagem, gagueira e etc.)
    • Distúrbios de Aprendizagem: déficit de atenção e concentração, dislexia, discalculia e disgrafia.
    • Motricidade Oral: respirador bucal ou oral, deglutição atípica, disfagia (dificuldade para deglutir ) e maus hábitos orais.

    Distúrbios Neuro-motores e Síndromes:

    • Doenças degenerativas do Sistema Nervoso
    • Parkinson
    • Alzheimer
    • Demências
    • Síndrome de Down
    • Síndrome do Pânico

    Distúrbios Neuropsiquiátricos

    • Autismo
    • Hiperatividade
    • Depressão crônica

    Pacientes em UTI

    • Disfagias
    • Coma