Indivíduos que possuem hemiparesia ou hemiplegia necessitam muito de atividades bi manuais
Um espaço aberto para divulgar formas de trabalho e atividades que podem ser desenvolvidas pelos terapeutas ocupacionais ou profissionais de areas afins
sábado, 31 de maio de 2014
BRINCADEIRAS E ATIVIDADES BI MANUAIS
Brincadeiras que envolvem as duas mãos são ótimas para ampliar a coordenação motora global. Aliamos essa atividade sempre com a atenção, concentração e óculo visual
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA A CRIANÇA
- A escrita começa a fazer parte da vida das crianças desde muito cedo quando lhe dão a oportunidade de segurar seu primeiro lápis. E treinando com os rabiscos de repente surgem as primeiras letras, surge também o inicio de um treino motor que vai ajudar a criança a desenvolver melhor sua coordenação motora manual.Com essa atividade também observamos que ao escrever a criança começa a memorizar melhor o conteúdo apresentado, portanto se a criança tem dificuldade de escrever observamos também dificuldade de memorizar.Nesses casos os professores devem ficar atentos e indicar uma avaliação com o terapeuta ocupacional para avaliar o que esta causando essa dificuldade da escrita. Em alguns casos podem aparecer baixo tônus muscular no membro superior ou mais especifico da mão e dedos, dificuldade s intelectuais, sensoriais ou outros.Algumas crianças vão precisar de uma abordagem diferenciada para melhorar na escrita e o professor é uma das pessoas mais importantes nesse processo, utilizando um ensino adaptado a cada necessidade do aluno juntamente com um apoio dos profissionais da saúde.Um bom exemplo são os adaptadores de lápis, podemos engrossar o cabo do lápis para facilitar a preensão utilizando EVA ou um pedaço de espuma tipo espaguete de piscina.Qualquer criança pode progredir. Basta ensinar com interesse, atenção e amor.
dicas
Quando a criança for escrever preste bastante atenção na postura, pois ela pode influenciar na coordenação motora, na letra na permanencia da criança na atividade entre outros
Quando a criança for ainda pequena já ofereça papel e lápis, canetinhas ou giz de cera para ela se familiarizar com estes objetos
Incentive a escrever e mesmo que ela só rabisque sempre use a expressão" que bom que você desenhou , ou que bom que você escreveu, pois escrever e desenhar todos dão importância e o rabisco sempre é menos valorizadio perante a sociedade.
Sempre que puder leia com as crianças, para ela e com ela.
Ao ler uma historia para criança deixe ela participar, perguntando sobre os desenhos, quem era quem isso motiva a criança a prestar atenção e querer permanecer na atividade.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
COMUNIÇÃO ALTERNATIVA USANDO TABLETS
Já estou trabalhando com o sistema de comunicação alternativa para tablets chamado livox. é um sistema fantastico que auxilia pacientes que possuem dificuldades na fala ou na escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
Desenvolvido por Carlos Pereira na Reamo Beike, o sistema tem ajudado pacientes que não conseguem se comunicar a viverem uma vida mais digna e significativa.
Indicação
percebemos que esse programa é indicado para pacientes que tenham diagnostico de- Esclerose Lateral Amiotrófica
- autismo
- Esclerose Múltipla
- Pacientes que fazem uso de Traqueostomia
- Paralisia Cerebral
- Sequelas de Derrame Cerebral (AVC ou AVE)
- Quaisquer outras patologias que influenciem a fala
mas como o programa é bem completo e aberto percebemos que é adaptavel a outras patologias ou defcits de acordo com o que se deve trabalhar com cada paciente. para maiores informações entre em contato Mirian( 31) 88772662
METODO DE TRATAMENTO PADOVAN
Metodo de tratamento criado por Beatriz Padovan segue site oficial http://www.metodopadovan.com.br/beatriz_padovan.html
O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso.
Uma terapia clássica de Reorganização Neurofuncional, recapitula os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.
O Método Padovan recapitula o processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir seu potencial genético e à adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento. É usado como estratégia para reabilitar o Sistema Nervoso depois que perdeu suas funções, como no caso de um acidente; para impulsionar o desenvolvimento, como nos casos de atraso e distúrbios do desenvolvimento; para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do Sistema Nervoso, e nos casos de disfunções tais como: transtorno de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, (TDAH) etc.
A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do bebê à terceira idade, com excelentes resultados. Para ser aplicado, o Método Padovan não necessita sequer da colaboração do paciente, pois não é preciso que seu nível de consciência esteja normal para que as estimulações tenham efeito, e pode ser aplicado em consultórios, em leitos, UTI´s de hospitais e também a domicílio.
Como Funciona:
Em terapia são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha humana, passando pelas etapas, passo a passo, do processo de deslocamento e verticalização do corpo. Em seguida são feitos exercícios de reeducação das Funções Reflexo-Vegetativas Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). As funções orais são consideradas pré-lingüísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo da comunicação humana e linguagem.
Utiliza-se esta abordagem terapêutica para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas ou ainda preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial.
Pode ser aplicada como método curativo, preventivo ou de manutenção do Sistema Nervoso
Quando Aplicar
• Reabilitação: nos vários casos patológicos do Sistema Nervoso, além de casos em que o indivíduo não esteja alcançando seu desenvolvimento normal seja ele motor, de fala e linguagem, de aprendizagem ou de atraso do desenvolvimento neuro-psicomotor.
• Prevenção/Manutenção: de todas as funções. Melhorar o desempenho motor e cognitivo, por exemplo, memória, criatividade e prática esportiva. É excelente também em geriatria, quando o indivíduo vai perdendo as suas competências.
O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional é indicado para todas as idades nos seguintes casos:
Distúrbios Motores:
• Paralisia Cerebral (PC)
• Descoordenação Motora Global e Fina
• Dispraxias
• Acidente Vascular Encefálico (AVE)
• Traumatismo Craniano
• Etc.
Distúrbios de Fala e Linguagem:
• Distúrbios articulatórios em geral (trocas, omissões e substituições de fonemas, afasias motoras e sensoriais, atraso de linguagem, gagueira e etc.)
• Distúrbios de Aprendizagem: déficit de atenção e concentração, dislexia, discalculia e disgrafia.
• Motricidade Oral: respirador bucal ou oral, deglutição atípica, disfagia (dificuldade para deglutir ) e maus hábitos orais.
Distúrbios Neuro-motores e Síndromes:
• Doenças degenerativas do Sistema Nervoso
• Parkinson
• Alzheimer
• Demências
• Síndrome de Down
• Síndrome do Pânico
Distúrbios Neuropsiquiátricos
• Autismo
• Hiperatividade
• Depressão crônica
Pacientes em UTI
• Disfagias
• Coma
terça-feira, 28 de agosto de 2012
ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM PREGADOR DE ROUPA
OS PREGADORES POSSUIM UMA RESISTÊNCIA INTERESSANTE .COM ELES
PODEMOS TRABALHAR DISSOCIAÇÃO DE DEDOS, GANHAR AMPLITUDE DE MOVIMENTO E
FORTALECIMENTO MUSCULAR DOS DEDOS.
COM CRIATIVIDADE PODEMOS CRIAR ATIVIDADES PRAZEROSAS PARA AS
CRIANÇAS:
COLOCAR PEDAÇOS DE PAPEL COM A LETRA DO NOME DA CRIANÇA E
PEDIR PARA ELA PREGAR.
PDEMOS CONFECCIONR FORMAS GEOMETRICAS COM EVA SEQUENCIA
LÓGICA, QUANTIDADES E CORES.
ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA COM FOCO EM ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
COLOCAR ÁGUA, AREIA, GRÃOS DE PIPOCA, MILHO ARROZ OU FEIJÃO
CRU DE UM COPO OU POTES DE IOGURTE PARA OUTRO.
NESTA ATIVIDADE TRABALHAMOS COORDENAÇÃO MOTORA, NOÇÃO DE
DENTRO FORA, ESTIMULAÇÃO TÁTIL COM OS GRÃOS. PODEMOS DESENVOLVER CONCEITO DE QUANTIDADE
E CORES, CASO OS POTES SEJEM COLORIDOS.
PODEMOS TAMBÉM COLOCAR GRÃOS VÁRIADOS E COM O AUXILIO DE UMA
COLHER COLOCA-LOS EM OUTROS POTES, SENDO ASSIM, COMEÇAMOS A TRABALHAR OS
MOVIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO. ATIVIDADE SUGERIDA ABAIXO:
ATIVIDADE DE ABRIR VÁRIOS ACESSÓRIOS
COLOCAR CADARÇO NO TÊNIS
PODE SER CONFECCIONADO UM FORMATO DE CALÇADO NO EVA, OU REALIZAR A ATIVIDADE COM O PRÓPRIO CALÇADO DA CRIANÇA
ESTA ATIVIDADE ENVOLVE DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA E DA AUTONOMIA DA CRIANÇA

É IMPORTANTE INCENTIVAR AS CRIANÇAS A PARTICIPAR DA ROTINA DIARIA DA ORGANIZAÇÃO DA CASA, DO QUARTO, DOS BRINQUEDOS. TER PACIENCIA PARA MOSTRAR COMO FAZER E ELOGIAR MESMO QUE NÃO FIQUE TOTALMENTE CORRETO, COM O TEMPO ELAS VÃO SE APERFEIÇOAR.
É MUITO COMUM AS MÃES DE CRIANÇAS ESPECIAIS FAZER MUITO PELA CRIANÇA POR ACHAR QUE ELAS NÃO SÃO CAPAZ ES E ACABAM NÃO OFERECENDO OPORTUNIDADE DE TREINAREM ATIVIDADES SIMPLES DO DIA A DIA, POR EXEMPLO, ESCOVAR OS DENTES OU COLOCAR O TÊNIS, É IMPORTANTE CRIAR UMA ROTINA E TIRAR UM TEMPO EXCLUSIVO PARA O TREINO DA ATIVIDADE DESEJADA.
É MUITO COMUM AS MÃES DE CRIANÇAS ESPECIAIS FAZER MUITO PELA CRIANÇA POR ACHAR QUE ELAS NÃO SÃO CAPAZ ES E ACABAM NÃO OFERECENDO OPORTUNIDADE DE TREINAREM ATIVIDADES SIMPLES DO DIA A DIA, POR EXEMPLO, ESCOVAR OS DENTES OU COLOCAR O TÊNIS, É IMPORTANTE CRIAR UMA ROTINA E TIRAR UM TEMPO EXCLUSIVO PARA O TREINO DA ATIVIDADE DESEJADA.
sábado, 25 de agosto de 2012
RECEITA CASEIRA DE MASSINHA DE MODELAR
COMO FAZER MASSINHA DE MODELAR CASEIRA
Em uma vasilha coloque:
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 colher de sopa de óleo
1 xícara e meia de água
Anilina comestível ou pó para suco principalmente aqueles bem baratinhos com cores fortes e vibrantes como os sabores de uva, morango, etc. Também é possível utilizar tinta guache para colorir a massinha.
Como fazer:
Misture primeiramente os ingredientes secos e mexa. Em seguida acrescente os outros ingredientes e a água vá colocando aos poucos.
Amasse bem (peça ajuda da garotada nesta etapa) até obter uma massa homogênea (se necessário, acrescente um pouco mais de água.
Quando a massa estiver desgrudando das mãos e do fundo da vasilha é sinal de que está pronta para a brincadeira.
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