quarta-feira, 19 de setembro de 2012

COMUNIÇÃO ALTERNATIVA USANDO TABLETS

 
Já estou trabalhando com o sistema de comunicação alternativa para tablets chamado livox. é um sistema fantastico que auxilia pacientes que possuem dificuldades na fala ou na  escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
 Desenvolvido por Carlos Pereira na Reamo Beike, o sistema tem ajudado pacientes que não conseguem se comunicar a viverem uma vida mais digna e significativa.

Indicação

percebemos que esse programa é indicado para pacientes que tenham diagnostico de
 
  • Esclerose Lateral Amiotrófica

  • autismo
 
  • Esclerose Múltipla

  • Pacientes que fazem uso de Traqueostomia

  • Paralisia Cerebral

  • Sequelas de Derrame Cerebral (AVC ou AVE)

  • Quaisquer outras patologias que influenciem a fala

  • mas como o programa é bem completo e aberto percebemos que é adaptavel a outras patologias ou defcits de acordo com o que se deve trabalhar com cada paciente. para maiores informações entre em contato Mirian( 31) 88772662

    METODO DE TRATAMENTO PADOVAN


    Metodo de tratamento criado por  Beatriz Padovan segue site oficial http://www.metodopadovan.com.br/beatriz_padovan.html

    O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso.

    Uma terapia clássica de Reorganização Neurofuncional, recapitula os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.

    O Método Padovan recapitula o processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir seu potencial genético e à adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento. É usado como estratégia para reabilitar o Sistema Nervoso depois que perdeu suas funções, como no caso de um acidente; para impulsionar o desenvolvimento, como nos casos de atraso e distúrbios do desenvolvimento; para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do Sistema Nervoso, e nos casos de disfunções tais como: transtorno de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, (TDAH) etc.

    A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do bebê à terceira idade, com excelentes resultados. Para ser aplicado, o Método Padovan não necessita sequer da colaboração do paciente, pois não é preciso que seu nível de consciência esteja normal para que as estimulações tenham efeito, e pode ser aplicado em consultórios, em leitos, UTI´s de hospitais e também a domicílio.

    Como Funciona:


    O Sistema Nervoso é o principal mediador e modulador das diversas atividades humanas. O homem possui um programa genético, mas para torná-lo efetivo, necessita de estimulação e meio ambiente adequados. Após o nascimento, o bebê passa por etapas neuro-evolutivas bem determinadas, que vão promover o amadurecimento e a integração de todo o Sistema Nervoso. Este processo vai permitir ao indivíduo alcançar um bom desempenho sensório-motor, de fala, de linguagem, psíquico e cognitivo.

    Em terapia são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha humana, passando pelas etapas, passo a passo, do processo de deslocamento e verticalização do corpo. Em seguida são feitos exercícios de reeducação das Funções Reflexo-Vegetativas Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). As funções orais são consideradas pré-lingüísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo da comunicação humana e linguagem.

    Utiliza-se esta abordagem terapêutica para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas ou ainda preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial.
    Pode ser aplicada como método curativo, preventivo ou de manutenção do Sistema Nervoso

    Quando Aplicar

    Utiliza-se o Método Padovan de Reorganização Neurofucional para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas, ou ainda para preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial e que, por falta de estímulos ou por outro motivo qualquer, não tenha tido a oportunidade de se manifestar. É um Método que pode ser aplicado como:

    • Reabilitação: nos vários casos patológicos do Sistema Nervoso, além de casos em que o indivíduo não esteja alcançando seu desenvolvimento normal seja ele motor, de fala e linguagem, de aprendizagem ou de atraso do desenvolvimento neuro-psicomotor.

    • Prevenção/Manutenção: de todas as funções. Melhorar o desempenho motor e cognitivo, por exemplo, memória, criatividade e prática esportiva. É excelente também em geriatria, quando o indivíduo vai perdendo as suas competências.

    O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional é indicado para todas as idades nos seguintes casos:

    Distúrbios Motores:

    • Paralisia Cerebral (PC)
    • Descoordenação Motora Global e Fina
    • Dispraxias
    • Acidente Vascular Encefálico (AVE)
    • Traumatismo Craniano
    • Etc.

    Distúrbios de Fala e Linguagem:

    • Distúrbios articulatórios em geral (trocas, omissões e substituições de fonemas, afasias motoras e sensoriais, atraso de linguagem, gagueira e etc.)
    • Distúrbios de Aprendizagem: déficit de atenção e concentração, dislexia, discalculia e disgrafia.
    • Motricidade Oral: respirador bucal ou oral, deglutição atípica, disfagia (dificuldade para deglutir ) e maus hábitos orais.

    Distúrbios Neuro-motores e Síndromes:

    • Doenças degenerativas do Sistema Nervoso
    • Parkinson
    • Alzheimer
    • Demências
    • Síndrome de Down
    • Síndrome do Pânico

    Distúrbios Neuropsiquiátricos

    • Autismo
    • Hiperatividade
    • Depressão crônica

    Pacientes em UTI

    • Disfagias
    • Coma

     

    terça-feira, 28 de agosto de 2012

    ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM PREGADOR DE ROUPA


    OS PREGADORES POSSUIM UMA RESISTÊNCIA INTERESSANTE .COM ELES PODEMOS TRABALHAR DISSOCIAÇÃO DE DEDOS, GANHAR AMPLITUDE DE MOVIMENTO E FORTALECIMENTO MUSCULAR DOS DEDOS.

    COM CRIATIVIDADE PODEMOS CRIAR ATIVIDADES PRAZEROSAS PARA AS CRIANÇAS:

    COLOCAR PEDAÇOS DE PAPEL COM A LETRA DO NOME DA CRIANÇA E PEDIR PARA ELA PREGAR.

    PDEMOS CONFECCIONR FORMAS GEOMETRICAS COM EVA SEQUENCIA LÓGICA, QUANTIDADES E CORES.

    ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA COM FOCO EM ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA


    COLOCAR ÁGUA, AREIA, GRÃOS DE PIPOCA, MILHO ARROZ OU FEIJÃO CRU DE UM COPO OU POTES DE IOGURTE PARA OUTRO.

    NESTA ATIVIDADE TRABALHAMOS COORDENAÇÃO MOTORA, NOÇÃO DE DENTRO FORA, ESTIMULAÇÃO TÁTIL COM OS GRÃOS. PODEMOS DESENVOLVER CONCEITO DE QUANTIDADE E CORES, CASO OS POTES SEJEM COLORIDOS.

    PODEMOS TAMBÉM COLOCAR GRÃOS VÁRIADOS E COM O AUXILIO DE UMA COLHER COLOCA-LOS EM OUTROS POTES, SENDO ASSIM, COMEÇAMOS A TRABALHAR OS MOVIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO. ATIVIDADE SUGERIDA ABAIXO:
     

    ATIVIDADE DE ABRIR VÁRIOS ACESSÓRIOS
    COLOCAR CADARÇO NO TÊNIS
    PODE SER CONFECCIONADO UM FORMATO DE CALÇADO NO EVA, OU REALIZAR A ATIVIDADE COM O PRÓPRIO CALÇADO DA CRIANÇA
    ESTA ATIVIDADE ENVOLVE DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA E DA AUTONOMIA DA CRIANÇA
     
     É IMPORTANTE INCENTIVAR AS CRIANÇAS A PARTICIPAR DA ROTINA DIARIA DA ORGANIZAÇÃO DA CASA, DO QUARTO, DOS BRINQUEDOS. TER PACIENCIA PARA MOSTRAR COMO FAZER E ELOGIAR MESMO QUE NÃO FIQUE TOTALMENTE CORRETO, COM O TEMPO ELAS VÃO SE APERFEIÇOAR.

    É MUITO COMUM AS MÃES DE CRIANÇAS ESPECIAIS FAZER MUITO PELA CRIANÇA POR ACHAR QUE ELAS NÃO SÃO CAPAZ ES E ACABAM NÃO OFERECENDO OPORTUNIDADE DE TREINAREM ATIVIDADES SIMPLES DO DIA A DIA, POR EXEMPLO, ESCOVAR OS DENTES OU COLOCAR O TÊNIS, É IMPORTANTE CRIAR UMA ROTINA E TIRAR UM TEMPO EXCLUSIVO PARA O TREINO DA ATIVIDADE DESEJADA.
     
     
     
    

    sábado, 25 de agosto de 2012

    RECEITA CASEIRA DE MASSINHA DE MODELAR

    COMO FAZER MASSINHA DE MODELAR CASEIRA

    Em uma vasilha coloque:

    4 xícaras de farinha de trigo

    1 xícara de sal

    1 colher de sopa de óleo

    1 xícara e meia de água

    Anilina comestível ou pó para suco principalmente aqueles bem baratinhos com cores fortes e vibrantes como os sabores de uva, morango, etc. Também é possível utilizar tinta guache para colorir a massinha.

    Como fazer:

    Misture primeiramente os ingredientes secos e mexa. Em seguida acrescente os outros ingredientes e a água vá colocando aos poucos.

    Amasse bem (peça ajuda da garotada nesta etapa) até obter uma massa homogênea (se necessário, acrescente um pouco mais de água.

    Quando a massa estiver desgrudando das mãos e do fundo da vasilha é sinal de que está pronta para a brincadeira.

    ATIVIDADES COM MASSINHA DE MODELAR


    ATIVIDADES DE MASSINHA DE MODELAR

    A brincadeira com massinha de modelar é uma excelente para as crianças.

     Através desta brincadeira é possível trabalhar formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos. A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação.

    A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formulam hipóteses, testa suas ideias, busca aperfeiçoar suas criações.

    Também aguça os sentidos como tato e olfato. E imaginando  é que elas criam bolos, salgadinhos , pessoas da família ou colegas ( relações sociais). Um animal e tudo que vier....

    PODEMOS TRABALHAR COM MASSINHA COM DIVERSOS OBJETIVOS

    Dar a massinha para a criança e deixar livre para fazer o que quiser, com isso, percebemos  a habilidade de criatividade, e com que a criança construir ela vai demostrar suas experiências ou vivencias momentâneas.

    QUESTÃO SOCIAL

    Também podemos trabalhar o circulo social que envolve a criança, questões sociais e familiares.



     MANIPULAÇÃO COM FORMAS QUE PODEM SER PEÇAS DE BRINQUEDOS, FORMINHAS DE EMPADAS, TAMPINHAS DE GARRAFAS.

    Permite que a criança seja desafiada com os encaixes e desencaixes de massinha dentro das forminhas. Trabalhando diferenciação de cores, tamanhos formas etc...

    Podemos ter o objetivo de fortalecimentos e dissociação de dedos, pois é uma atividade que envolve coordenação motora.



     

    SENSIBILIDADE

    A massinha tem o poder de aguçar os sentidos, uma dica importante é colocar grãos de feijão dentro da massinha para a criança tirar.

     
    DICA

    OFERECER DESENHOS E PEDIR PARA FAZER BOLINHAS E COLAR EM LOCAIS PRÉ DETERMINADO.





    COMO FAZER MASSINHA DE MODELAR CASEIRA

    Em uma vasilha coloque:

    4 xícaras de farinha de trigo

    1 xícara de sal

    1 colher de sopa de óleo

    1 xícara e meia de água

    Anilina comestível ou pó para suco principalmente aqueles bem baratinhos com cores fortes e vibrantes como os sabores de uva, morango, etc. Também é possível utilizar tinta guache para colorir a massinha.

    Como fazer:

    Misture primeiramente os ingredientes secos e mexa. Em seguida acrescente os outros ingredientes e a água vá colocando aos poucos.

    Amasse bem (peça ajuda da garotada nesta etapa) até obter uma massa homogênea (se necessário, acrescente um pouco mais de água.

    Quando a massa estiver desgrudando das mãos e do fundo da vasilha é sinal de que está pronta para a brincadeira.

    quinta-feira, 9 de agosto de 2012

    BRINQUEDOS X DEFICIÊNCIA


    BRINQUEDOS X DEFICIÊNCIA


    Os brinquedos são sem dúvidas o principal instrumento de aprendizado das crianças, mas sabemos que o brinquedo sem uma estimulação adequada se torna apenas um brinquedo.

    Muitos pais de criança especial vão as lojas a procura de brinquedos especiais ou brinquedos para crianças portadoras de determinadas deficiências. O que percebemos é que esse tipo de brinquedo não existe, pois antes de escolhermos o brinquedo devemos primeiramente pensar nas habilidades que a criança tem para tal instrumento. O brinquedo adequado torna-se um recurso importantíssimo no desenvolvimento e na formação da criança, pois aprender brincando é mais gostoso e fácil. Através do brincar a criança explora seu mundo de imaginação, desenvolve sua criatividade e expõe seus sentimentos. Além disso, o brinquedo certo passa a ser um grande aliado dos pais para ajudar na educação dos filhos.
     " NÃO EXISTE BRINQUEDO ESPECIAL O QUE NA VERDADE EXISTE É A ESCOLHA CERTA DE ACORDO COM AS HABILIDADES DA CRIANÇA, O QUE PODEMOS FAZER TAMBÉM É ADEQUAR O BRINQUEDO PARA A CRIANÇA. EXEMPLO, PODEMOS COMPRAR UMA BONECA PARA UMA CRIANÇA COM BAIXA VISÃO E TROCAR A ROUPA QUE VEM SEMPRE COLORIDA POR UMA ROUPA PRETA E BRANCA UTILIZANDO O CONTRASTE PARA FACILITAR A VISÃO. DENTRE OUTROS EXEMPLOS."

    Ao comprar um brinquedo é importante observar a descrição do produto e a faixa etária a que corresponde, pois alguns possuem peças muito pequenas, tornando-se perigoso. Devo pensar se a criança tem habilidade para tal brinquedo, pois ao oferecer um brinquedo a uma criança se ela não consegue brincar com ele pode se tornar frustrante e em vez de motiva-la pode criar certo receio de tentar coisas novas até mesmo em outros aspectos de sua vida fora do brincar.

    Para pais com crianças com necessidades especiais uma dica é conversar com profissionais da área da saúde, psicólogos, fisioterapeutas educadores e principalmente com Terapeutas ocupacionais para avaliar as habilidades da criança que vão dar dicas de brinquedos mais adequados de acordo com o proposito de aprendizagem.

    Todo brinquedo leva a uma aprendizagem, e como toda aprendizagem pode ser positiva ou negativa. Devemos estar atentos, pois existem brinquedos que desenvolvem experiências negativas no aprendizado das crianças.

    Quando os brinquedos não correspondem com as habilidades ou faixa etária dos filhos, em vez de um caráter pedagógico podem ser destrutivo e até mesmo violento.

    para solicitar dicas de brinquedos insira um comentário