segunda-feira, 16 de julho de 2012

ADAPTAÇÃO EM OBJETOS DE USO DIÁRIO

Para trabalharmos atividades de vida diaria com pacientes que apresentam dificuldades na movimentação do punho, podemos colocar engrossadores nos cabos de vários objetos, como batom, garfo, digitador de computador, colher, escova de dentes etc ...
Já existe no mercado objetos com essa adaptação, mas normalmente são caros e o efeito de engrossar com EVA ou durepox é o mesmo, também podemos entortar a colher de acordo com o grau de movimentação do punho.veja exemplos

para engrossar a colher e a escova utilizamos pedaço de eva e durex colorido.

este modelo é encontrado no mercado

domingo, 15 de julho de 2012

SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA, DISCRIMINAÇÃO DE CORES

ATIVIDADE

Pregar durex colorido sobre uma mesa e pedir a criança para tirar
envolve coordenação motora fina
discrimanação de cores






ATIVIDADE

Com os durex pregado sobre a mesa e as tampinhas ao lado pedir a
criança para arrastar com o dedo a tampinha correspondente a cor do durex pregado
esta atividade envolve coordenação motora fina, discriminação de cores e noção de direção.




ATIVIDADE DE LEVAR A TAMINHA DE GARRAFA ATÉ  A COR CORRESPONDENTE




                                             ABRIR ZIPER DE EMBALAGENS VARIADAS( BOLSAS, EMBALAGENS DE OCULOS, DE PORTA MAQUINA DIGITAL ETC ...)

COLOCAR TAMPINHAS ESCONDIDAS DENTRO DE UMA VASILHA COM ARROZ, FEIJÃO OU OUTROS GRÃOS E RETIRAR COM O AUXILIO DE UMA COLHER, DEPOIS DEIXAR PEGAR NOS GRÃOS PARA ESTIMULAÇÃO TÁTIL E SENSORIAL

sábado, 14 de julho de 2012

DICA PARA USO DO PAPEL ANTES DE ESCREVER, COLORIR ETC

UMA DICA IMPORTANTE

FIXAR A FOLHA DE PAPEL COM DUREX COLORIDO, QUANDO ACRIANÇA APRESENTAR DIFICULDADES EM REALIZAR ATIVIDADES COMO ESCREVER, COLORIR, PINTAR ETC...
VEJA FIGURA ABAIXO.












sexta-feira, 13 de julho de 2012

DICA PARA TRABALHAR COORDENAÇÃO MOTORA E FORMAS GEOMETRICA

PODEMOS DESENHAR AS FORMAS GEOMETRICAS SOBRE UMA PLACA DE ISOPOR OU FAZER AS FORMAS GEOMETICAS COM MASSINHA E PEDIR A CRIANÇA PARA ENCAIXAR PALITOS DE FOSFORO OU DE DENTE (TOMAR CUIDADO COM A PONTINHA DO PALITO DE DENTE)

PARA OTIMIZAR A ESTIMULAÇÃO SENSORIAL DAS CRIANÇAS

PODEMOS UTILIZAR ADAPTAÇOES VARIADAS NA MAMADEIRA OU EM CABOS DE BRINQUEDOS COMO ENCAPAR COM E.V.A, FELTRO OU TECIDOS.
PROPORIONA MAIOR PERCEPÇÃO SENSORIAL PRINCIPALMENTE TÁTIL.

terça-feira, 10 de julho de 2012

adaptação para uso do computador




o Terapeuta Ocupacional está apto a fazer indicação e treino do uso desta tecnologia assistida no uso do computador .
além dessa adaptação nas mãos e punhos existem outros aspectos a serem observados na realização da atividade como postura do tronco, membros inferiores e superiores e outros aspectos ergonomicos.







OBESRVE QUE O BRAÇO DEVE ESTAR NA POSIÇÃO NEUTRA, SEM FAZER FLEXÃO OU EXTENÇÃO DO PUNHO



 Digitar corretamente exige muitas habilidades, mas treinando e digitando da forma correta evita futuras lesões como ler e dort que são as siglas para lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho




segunda-feira, 18 de junho de 2012

A TERAPIA OCUPACIONAL E O TDAH


Atividades que ajudam o paciente no seu dia a dia




O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, é caracterizado por desatenção, inquietude acentuada e impulsividade. É um quadro relativamente freqüente sendo predominante em meninos.
Não há uma causa definida para o TDAH, mas há alguns fatores que podem ser considerados como a hereditariedade, traumas durante o parto, problemas intra-uterinos, ingestão de substâncias tóxicas na gravidez, problemas familiares e psico-sociais, anomalias físicas e alterações neuroquímicas (Lewis,1995).
Todas as crianças, dependendo da faixa de desenvolvimento na qual estas se encontram, podem apresentar ocasionalmente certa inquietude exploratória, de descoberta a respeito do mundo ou uma reação temporária a um evento vivenciado como estressante, por exemplo, mudança de casa, falecimento de alguém importante para a criança. E isso não vai significar que a criança seja portadora do TDAH.
Nas crianças com TDAH, os sintomas são mais graves e abrangentes, estando presentes por, pelo menos, 06 meses, acarretando prejuízos no funcionamento escolar, familiar e social, tendo iniciado antes dos 07 anos de idade.
A dificuldade em manter a atenção que as crianças com TDAH apresentam causam alterações nas áreas auditiva, visual e perceptivo-motora, acarretando problemas na aquisição, retenção e explicitação de novos conhecimentos e habilidades, coordenação motora global, relacionamentos interpessoais, comunicação, linguagem, escrita, instabilidade emocional (irritabilidade, choro fácil), ambidestria e não discriminação de situações de perigo. Possuem um comportamento bastante incômodo e perturbador, com baixo rendimento escolar, baixa auto-estima, distraem-se facilmente, nas brincadeiras com outras crianças são impopulares, pois têm dificuldades em seguir regras, dificilmente terminam a atividade iniciada mas, às vezes, comportam-se como crianças sem problemas, conseguindo manter a atenção em atividades de seu interesse. Em gera, são as crianças mais novas ou com dificuldades semelhantes que se dispõem a brincar com crianças hipercinéticas.
O que pode ser desenvolvido pelo Terapeuta Ocupacional junto à criança com TDAH?
A Terapia Ocupacional é um processo de tratamento no qual o terapeuta utiliza a atividade como recurso técnico e está habilitado para prescrever atividades e aplicá-las na busca de saúde, uma vez que a atividade é seu objeto de estudo e análise.
Desta forma, o Terapeuta Ocupacional propõe uma atuação ampla, oferecendo recursos para uma intervenção física, psíquica, social e sensorial que podem ser: lúdicas, corporais, artísticas, criação de objetos e conhecimentos, organização dos espaços e o cuidado com o cotidiano, os cuidados pessoais, os passeios, as viagens, as festas, as diversas formas produtivas, a vida cultural, entre outras.
Pois as características apresentadas pelas crianças com o TDAH, como a agitação, desatenção, impulsividade, emotividade e o baixo limiar a frustrações afetam a integração das mesmas com todo o seu mundo social, seja ele na escola, em casa ou na comunidade. O relacionamento com pais, professores e amigos, muitas vezes é prejudicado devido ao comportamento inconstante e imprevisível, interferindo no desenvolvimento pessoal e social da criança.
A criança quando brinca cria e recria situações de desafios, satisfaz sua curiosidade e desenvolve um modo pessoal de vivenciar seu sentimento de prazer, angústia, insegurança e medo. O tratamento em terapia ocupacional tem por objetivo, oferecer um espaço protegido e continente que a compreende e a auxilia durante todo o processo terapêutico a atenuar os sintomas do TDAH como desatenção, a impulsividade, inquietação, baixa auto-estima, aumentar as capacidades sociais, e prevenir futuros desajustes sociais.
O atendimento em Terapia Ocupacional pode ser individual, em grupo, domiciliar e acompa-nhamento terapêutico, além de orientações aos pais e professores.
É importante lembrar que as crianças quando não são tratadas têm maior probabilidade de apresentar depressão, ansiedade, com-portamentos anti-sociais, transtorno obsessivo-compulsivo, isolamento social, abuso de drogas e outros prejuízos na adolescência e vida adulta.