domingo, 15 de julho de 2012

SUGESTÃO DE ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA, DISCRIMINAÇÃO DE CORES

ATIVIDADE

Pregar durex colorido sobre uma mesa e pedir a criança para tirar
envolve coordenação motora fina
discrimanação de cores






ATIVIDADE

Com os durex pregado sobre a mesa e as tampinhas ao lado pedir a
criança para arrastar com o dedo a tampinha correspondente a cor do durex pregado
esta atividade envolve coordenação motora fina, discriminação de cores e noção de direção.




ATIVIDADE DE LEVAR A TAMINHA DE GARRAFA ATÉ  A COR CORRESPONDENTE




                                             ABRIR ZIPER DE EMBALAGENS VARIADAS( BOLSAS, EMBALAGENS DE OCULOS, DE PORTA MAQUINA DIGITAL ETC ...)

COLOCAR TAMPINHAS ESCONDIDAS DENTRO DE UMA VASILHA COM ARROZ, FEIJÃO OU OUTROS GRÃOS E RETIRAR COM O AUXILIO DE UMA COLHER, DEPOIS DEIXAR PEGAR NOS GRÃOS PARA ESTIMULAÇÃO TÁTIL E SENSORIAL

sábado, 14 de julho de 2012

DICA PARA USO DO PAPEL ANTES DE ESCREVER, COLORIR ETC

UMA DICA IMPORTANTE

FIXAR A FOLHA DE PAPEL COM DUREX COLORIDO, QUANDO ACRIANÇA APRESENTAR DIFICULDADES EM REALIZAR ATIVIDADES COMO ESCREVER, COLORIR, PINTAR ETC...
VEJA FIGURA ABAIXO.












sexta-feira, 13 de julho de 2012

DICA PARA TRABALHAR COORDENAÇÃO MOTORA E FORMAS GEOMETRICA

PODEMOS DESENHAR AS FORMAS GEOMETRICAS SOBRE UMA PLACA DE ISOPOR OU FAZER AS FORMAS GEOMETICAS COM MASSINHA E PEDIR A CRIANÇA PARA ENCAIXAR PALITOS DE FOSFORO OU DE DENTE (TOMAR CUIDADO COM A PONTINHA DO PALITO DE DENTE)

PARA OTIMIZAR A ESTIMULAÇÃO SENSORIAL DAS CRIANÇAS

PODEMOS UTILIZAR ADAPTAÇOES VARIADAS NA MAMADEIRA OU EM CABOS DE BRINQUEDOS COMO ENCAPAR COM E.V.A, FELTRO OU TECIDOS.
PROPORIONA MAIOR PERCEPÇÃO SENSORIAL PRINCIPALMENTE TÁTIL.

terça-feira, 10 de julho de 2012

adaptação para uso do computador




o Terapeuta Ocupacional está apto a fazer indicação e treino do uso desta tecnologia assistida no uso do computador .
além dessa adaptação nas mãos e punhos existem outros aspectos a serem observados na realização da atividade como postura do tronco, membros inferiores e superiores e outros aspectos ergonomicos.







OBESRVE QUE O BRAÇO DEVE ESTAR NA POSIÇÃO NEUTRA, SEM FAZER FLEXÃO OU EXTENÇÃO DO PUNHO



 Digitar corretamente exige muitas habilidades, mas treinando e digitando da forma correta evita futuras lesões como ler e dort que são as siglas para lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho




segunda-feira, 18 de junho de 2012

A TERAPIA OCUPACIONAL E O TDAH


Atividades que ajudam o paciente no seu dia a dia




O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, é caracterizado por desatenção, inquietude acentuada e impulsividade. É um quadro relativamente freqüente sendo predominante em meninos.
Não há uma causa definida para o TDAH, mas há alguns fatores que podem ser considerados como a hereditariedade, traumas durante o parto, problemas intra-uterinos, ingestão de substâncias tóxicas na gravidez, problemas familiares e psico-sociais, anomalias físicas e alterações neuroquímicas (Lewis,1995).
Todas as crianças, dependendo da faixa de desenvolvimento na qual estas se encontram, podem apresentar ocasionalmente certa inquietude exploratória, de descoberta a respeito do mundo ou uma reação temporária a um evento vivenciado como estressante, por exemplo, mudança de casa, falecimento de alguém importante para a criança. E isso não vai significar que a criança seja portadora do TDAH.
Nas crianças com TDAH, os sintomas são mais graves e abrangentes, estando presentes por, pelo menos, 06 meses, acarretando prejuízos no funcionamento escolar, familiar e social, tendo iniciado antes dos 07 anos de idade.
A dificuldade em manter a atenção que as crianças com TDAH apresentam causam alterações nas áreas auditiva, visual e perceptivo-motora, acarretando problemas na aquisição, retenção e explicitação de novos conhecimentos e habilidades, coordenação motora global, relacionamentos interpessoais, comunicação, linguagem, escrita, instabilidade emocional (irritabilidade, choro fácil), ambidestria e não discriminação de situações de perigo. Possuem um comportamento bastante incômodo e perturbador, com baixo rendimento escolar, baixa auto-estima, distraem-se facilmente, nas brincadeiras com outras crianças são impopulares, pois têm dificuldades em seguir regras, dificilmente terminam a atividade iniciada mas, às vezes, comportam-se como crianças sem problemas, conseguindo manter a atenção em atividades de seu interesse. Em gera, são as crianças mais novas ou com dificuldades semelhantes que se dispõem a brincar com crianças hipercinéticas.
O que pode ser desenvolvido pelo Terapeuta Ocupacional junto à criança com TDAH?
A Terapia Ocupacional é um processo de tratamento no qual o terapeuta utiliza a atividade como recurso técnico e está habilitado para prescrever atividades e aplicá-las na busca de saúde, uma vez que a atividade é seu objeto de estudo e análise.
Desta forma, o Terapeuta Ocupacional propõe uma atuação ampla, oferecendo recursos para uma intervenção física, psíquica, social e sensorial que podem ser: lúdicas, corporais, artísticas, criação de objetos e conhecimentos, organização dos espaços e o cuidado com o cotidiano, os cuidados pessoais, os passeios, as viagens, as festas, as diversas formas produtivas, a vida cultural, entre outras.
Pois as características apresentadas pelas crianças com o TDAH, como a agitação, desatenção, impulsividade, emotividade e o baixo limiar a frustrações afetam a integração das mesmas com todo o seu mundo social, seja ele na escola, em casa ou na comunidade. O relacionamento com pais, professores e amigos, muitas vezes é prejudicado devido ao comportamento inconstante e imprevisível, interferindo no desenvolvimento pessoal e social da criança.
A criança quando brinca cria e recria situações de desafios, satisfaz sua curiosidade e desenvolve um modo pessoal de vivenciar seu sentimento de prazer, angústia, insegurança e medo. O tratamento em terapia ocupacional tem por objetivo, oferecer um espaço protegido e continente que a compreende e a auxilia durante todo o processo terapêutico a atenuar os sintomas do TDAH como desatenção, a impulsividade, inquietação, baixa auto-estima, aumentar as capacidades sociais, e prevenir futuros desajustes sociais.
O atendimento em Terapia Ocupacional pode ser individual, em grupo, domiciliar e acompa-nhamento terapêutico, além de orientações aos pais e professores.
É importante lembrar que as crianças quando não são tratadas têm maior probabilidade de apresentar depressão, ansiedade, com-portamentos anti-sociais, transtorno obsessivo-compulsivo, isolamento social, abuso de drogas e outros prejuízos na adolescência e vida adulta.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Como Ensinar um Hemiplégico a Vestir-se




A Hemiplegia é a paralisação de um lado do corpo, caracterizada pela diminuição ou aumento do tónus muscular nos membros afectados devido a danos no motoneurónio superior. Ela é comumente causada por doenças vasculares, tumores ou traumas cerebrais. De um modo geral ela limita a funcionalidade e afecta a qualidade de vida. Um dos comprometimentos motores evidentes na hemiplegia é a tendência em transferir o peso corporal para o lado não afectado e a utilização do braço parético em poucas ou nenhuma tarefa cotidiana (dependendo do grau da lesão). Para podermos possibilitar a estas pessoas o maior grau de autonomia, temos que saber como as ensinar a desempenhar as actividades da vida diária. Assim, seguem-se dois exemplos:


Como ensinar a vestir uma camisa:




  1. Coloque a camisa sobre a coxa não afectada, na posição correcta para vestir.
  2. Mantenha o braço afectado pendente, relaxado.
  3. Com a mão não afectada, enrugue a manga da camisa do lado afectado e coloque a manga entre as pernas.
  4. Coloque o braço não afectado na manga da camisa.
  5. Sobe a camisa até ao ombro, com a mão não afectada.
  6. Pegue no colarinho e passe a camisa, por trás da cabeça, para o lado não afectado e vista esse lado.
  7. Arranja a camisa e aperte os botões.


Como vestir as calças:


1. Cruze as pernas.
2. Com a mão não afectada, vista a calça do lado afectado
3. Puxe a calça até ao joelhoColoque o pé no chão





5. Coloque as calças no chão.
6. Vista a perna não afectada
7. Puxe as calças até aos joelhos.




8. Apoie e coloque-se na posição de pé.
9. Puxe as calças até à cintura.Aperte o fecho (Velcro).
 
 
espero que estas dicas os ajude a lhe dar com essa situação tão complicada na vida dos acientes ( essa divulgação foi retirada do bolg de Joana Mello )